segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Uso pedagógico do Twitter

Lista elaborada por Steve Wheeler, especialista em e-learning da Faculdade de Educação da Universidade de Plymouth (Reino Unido), para a utilização pedagógica do Twitter:


 • Quadro de avisos: comunicar aos estudantes mudanças no conteúdo dos cursos, horários, lugares ou outras informações importantes.

• Resumo: pedir aos alunos que leiam um texto e que façam um resumo dos principais pontos, com um limite de 140 caracteres.

• Compartilhar sites: periodicamente, cada aluno tem o compromisso de compartilhar um novo site interessante que tenha conhecido na Web.

• Twitter à espreita: seguir uma pessoa famosa e documentar sua trajetória.

• Twitter em outros tempos: eleger um personagem importante da história da civilização ou de seu país e criar para ele uma conta no Twitter. Num determinado prazo de tempo, escrever no Twitter como se fosse esse personagem, com estilo e vocabulário da época, imaginando o que ele diria.

• Microencontros: manter conversas nas quais participem todos os estudantes que assinam o Twitter.

• Microtextos: escrita progressiva e colaborativa para criar micro-histórias.

• Língua do Twitter: enviar twits* em línguas estrangeiras e pedir que os alunos respondam na mesma língua ou que traduzam o twit* em seu idioma nativo.

• Corrente de texto: começar um meme* para que todo o conteúdo criado possa ser capturado automaticamente por um agregador*.

• Intercâmbio cultural: estimular os alunos para que encontrem um tuiteiro* de outra cidade, estado ou país e converem regularmente com ele durante um período de tempo para conhecer sua cultura, seus interesses, amigos, familiares. Ideal para aprender sobre outras culturas. Continua...

Leia também: Um passarinho me contou...Uso do Twitter na Educação Básica


Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=797

Nenhum comentário:

Postar um comentário