quarta-feira, 23 de março de 2011

Eco-Dicas

Qual a minha contribuição para o efeito estufa?
Uma tonelada de CO2 é emitida quando você:
Viaja 2.700 km de avião (um trecho São Paulo / Manaus);
Dirige 5.700 km em um carro de médio porte a gasolina;
Consome 41.000 kWh de energia da rede pública nacional (equivale ao consumo de energia média de 13 casas/ano).
Em média, um cidadão comum brasileiro emite 1,7 toneladas de CO2 por ano.

10 ATITUDES SIMPLES PARA AJUDAR A COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL

1. Mude aos Poucos os seus hábitos
Escolha uma meta de redução de emissões e impacto ambiental, identifique as táticas e os recursos necessários. Analise os prós e contras e avalie se a sua meta é realmente viável.

2. Adote o conceito do 3R’s + C (Reduza, Reutilize, Recicle e Compense as Emissões Inevitáveis) no seu dia-a-dia e em suas opções de consumo.
Pratique o consumo consciente, faça a compostagem de seus resíduos orgânicos e reduza o consumo desnecessário de plástico, dizendo não às sacolas plástica dos supermercados ou levando sua própria caneca ao escritório, por exemplo.

3. Ande de Bicicleta ou a Pé ou Transporte Público
Não é à toa que Copenhague se considera a “melhor cidade do mundo para ciclistas”. Todos os dias, 55% de seus 530 mil habitantes vão e voltam do trabalho ou da escola de bicicleta. A capital dinamarquesa tem mais de 350 quilômetros de faixas segregadas e ciclovias, onde, por dia, ciclistas percorrem cerca de 1,3 milhão de km de forma ecologicamente correta

4. Realize freqüentemente a manutenção do motor do seu veículo
Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, estima-se que cerca de 10% das mortes de idosos, 7% da mortandade infantil e de 15 a 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estejam relacionadas com as variações da poluição atmosférica. Em dias de grande contaminação do ar o risco de morte por doenças do pulmão e do coração aumenta em até 12%. Habitantes de São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo.

5. Pratique a carona solidária com as pessoas que moram perto da sua casa ou no seu trabalho.
Hoje já existem diversos programas que ajudam a viabilizar a iniciativa de carona solidária em empresas, escolas e bairros, como o Ambiente Carona (www.ambientecarona.com.br). Estes programas mostram pessoas que gostariam de pegar ou oferecer carona, além do benefício ambiental e R$.

6. Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas mais eficientes

7. Desligue os aparelhos que ficam em stand-by

8. Leia o Rótulo dos produtos
Compre produtos com alta eficiência energética (Procel A) e com selos que promovam iniciativas socioambientais (Fair Trade, FSC, Pegada de Carbono, Orgânico, % de Reciclagem etc).

9. Diga sim aos banhos rápidos

10. Pegue Chuva
Instale cisternas em sua residência, condomínio ou empresa. No semi-árido brasileiro, iniciou-se em 2003, o Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais, que busca beneficiar 5 milhões de pessoas, com água potável para beber e cozinhar. Nos centros urbanos a água das cisternas podem ser utilizada em banheiros, para limpar pisos e regar jardins, além de ser uma excelente política pública por armazenar a água que poderia criar enchentes durante as fortes chuvas.

Fontes: Instituto Carbono Brasil, jornal O Estado de São Paulo, Rede Nossa São Paulo, Ministério da Ciência e Tecnologia, Manual Live Earth de Sobrevivência ao Aquecimento Global e Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.

Dica do site: Fórum Mundial de Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário